Foto: sxc.hu

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Obviedade

Por que você não se retira?

Tokusan estava estudando o Zen com Ryutan.
Uma noite, Tokusan foi a Ryutan
e lhe fez muitas perguntas.

O Instrutor disse:
"Já é tarde da noite.
Por que você não se retira?"

Tokusan inclinou-se
e, ao abrir a cortina para sair,
observou:
"Está muito escuro lá fora."

Ryutan ofereceu-lhe uma vela acesa
para encontrar seu caminho.
Mas logo que Tokusan a recebeu
Ryutan assoprou-a.

Neste momento,
a mente de Tokusan abriu-se.

Texto incrível, que chegou a meu conhecimento por causa da matéria EDF0290 - Práticas escolares, contemporaneidade e processos de subjetivação; agradeço a professora Cintya Regina Ribeiro por uma aula tão produtiva.

Peço desculpas a obviedade (pelas críticas infundadas feitas por mim), pois, esta, quando levada ao extremo, pode surtir primariamente um efeito cômico, para depois causar estranhamento, coisa fundamental para todo ser humano que deseja dar sempre um passo além de si mesmo...

2 comentários:

Ca disse...

eu estou me sentindo mto burra lendo seu blog. não tô entendendo mais seus textos, nem entendi essa poesia!

Daniela Yoko Taminato disse...

qual a moral da história?