Foto: sxc.hu

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Rotina burra

Acho que a rotina do serviço está me emburrecendo. Não tenho mais tempo de pegar num livro de verdade e me instruir... até aqueles momentos de reflexão, em que me perdia tanto que às vezes tinha que olhar novamente à janela do ônibus para ter certeza de que não havia chegado a meu destino, não os tenho presenciado muito.
É, isso é triste.
Lembro de quando era mais novo, em que ia nas bibliotecas próximas, pegar algum livro falando sobre o materialismo, algum outro falando sobre histórias medievais... eu lia, e de certa forma, absorvia. Hoje, se nem tenho parado para ler, imagine para absorver quando leio... Isso puxa o que uma vez li, de algum grego (sempre eles!), que dizia que não compreendia como alguém poderia ler mais que cem livros em toda sua vida. E, lembro também, que isso era adjuntado com o que disse Descartes: quem viaja muito em terras alheias, se torna estrangeiro em sua própria terra. Mas, claro, o pouco que leio talvez esteja bem abaixo do que pensava aquele grego ou Descartes.
Foi só um desabafo mesmo.
Compreendo que não é só não ler que é problema. É falta de usar o cérebro de verdade.

4 comentários:

Ca disse...

Também sinto isso. Mas imagina que eu tenho que ler e absorver um monte de coisas...
Sabe quando você sente que sua batata tá assando no fim do semestre? É assim que estou me sentindo.

Olha, o que esse grego disse se junta ao livro "Como falar dos livros que não lemos", que diz que lemos e esquecemos a maior parte do que foi lido. O que pra mim é uma verdade absoluta, sempre tenho que reler as coisas. O livro que me emocionou completamente aos 15 anos, que me levou até as 3h30 da manhã acordada até que eu o terminasse, hoje está completamente esquecido...

E sobre a Mafalda, ela é nerd sim, porém muito mais política-sociológica... Acho o Charlie Brown mais nerd porque ele age como um, fala sobre sentimentos de nerds, essas coisas. Tenho uma teoria sobre ele que ainda vou postar (um dia, quem sabe) que vai deixar bem clara a minha idéia sobre a nerdice do Charlie Brown... rsrsrs

Alberto K. disse...

Mas acho que é pior o problema esquecermos a essência do livro, as idéias. Por exemplo, acho que, apesar de eu não lembrar mais nada das coisas que eu já li, as idéias estão dentro de mim... as coisas que li me tornaram mais crítico, me tiraram um pouco do fluxo circular consumista...

Acho que é isso que importa.

Daniela Yoko Taminato disse...

Resgate! ... sua leitura, seus pensamentos, seu tempo livre, sua VIDA. É difícil no começo... mas faz tão bem!!!

Daniela Yoko Taminato disse...

Achei o livro mto "mal-do-século" pro meu gosto, mas faz bem conhecer! E de Graciliano, só Vidas Secas... tem alguma dele pra me indicar?