Foto: sxc.hu

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

"Perfeccionistas"

Acho que tem se tornado formal demais esse blog. Seria muito mais razoável ele ficar mais pessoal (hum, quer dizer, contraponho formal x eu?...); há algo até engraçado que me ocorreu, ao ver uma descrição no orkut de um certo indivíduo, que me proponho a contar, desde que considero que valha a pena: na descrição, o moço dizia sua idade, qualidades e em defeito estava bem assim: perfeccionista. Oras, querer fazer o melhor possível agora é algo ruim... e aqui é que reside a graça: é óbvio que o lado ruim do perfeccionismo é que talvez se demore demais para concluir um trabalho por causa do esmero com que se faz as coisas... mas, e veja bem isso, é engraçado pensar que a intenção é passar aos outros que o defeito dele não é totalmente algo ruim e, na verdade, é mais qualidade que algo deficiente nele próprio... é como se se dissesse: "ah, o meu defeito é que sou bom demais...","o meu defeito é que eu não tenho defeito" (e isto soa bem paradoxal...); como essa gente se agüenta?

Um comentário:

Rafael disse...

Pois é Alberto... esse tipo de "defeito" se encontra principalmente naquelas pessoas meio viciadas em entrevistas de emprego. O entrevistador pergunta ao candidato: "Qual é o seu maior defeito?"; bom, nessas horas o candidato fala: "sou perfeccionista!" - isso é tão comum que já virou até um jargão de trabalho.
Enfim, se eu fosse o entrevistador, eliminaria esse tipo de candidato na hora. Quem diz que o maior defeito é o "perfeccionismo" não tem a mínima idéia do que está falando.