Foto: sxc.hu

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Anistia

" ...mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada." - Mateus 12:31

"O que é imperdoável?", ressoava como eco frente ao erro último teu. Enviava a carta esperando que os pequenos e belos olhos seguissem as flores que permearam seus últimos sorrisos.

"Há algo imperdoável?", retomava, enquanto a carta, ao cair, soava com um tom seco, reafirmando que a resposta não viria tão cedo e nem só com aquele ato de pretensa humildade, que faltou no que antecedeu a falha.

"O ódio e a intolerância violenta, a repressão, a ditadura... os homens mortos... quem lhes dará o perdão que os generais devem?", afirmava, enquanto lia a juventude fotografada em mártires, emolduradas em vontades de liberdade de ser; emolduradas no idealismo que acreditavam.

...mas, a raiva, o ódio ou a suposta justiça que haveria se não perdoássemos, realmente existiria, só porque não cederíamos o perdão? A não ser que se acredite que a maldade realmente domina as intenções de quem a praticou, ao invés de considerar-se que todos, sem exceção são frutos do entrelaçamento da mentalidade dominante de época com sua própria experiência de vida, não fará bater o coração dos que se foram, mas somente dos que ficaram numa taquicardia raivosa...

Querer a justiça na forma de não-anistia só faz surgir, no fluxo das águas, pequenos redemoinhos, que logo morrem, como todos dentro do próprio rio...

...e alimenta o ciclo, de ódio.

Um comentário:

~Caaah disse...

O perdão é importante, pois realmente só causa rancor e ódio e normalmente desnecessário.

O problema é que implantaram na cabeça de muitos que é tudo errado, é tudo pecado e isso causa essa auto opressão.

O que eyt?

e o que eu ia comentar sobre o seu comentário faz muito tempo...é que você tinha dito sobre moda...que não seguir a moda era um padrão. Eu sei disso, mas o que eu queria dizer na hora era que às vezes a pessoa usa tal coisa porque ela gosta por mais que tenha mais gente que também use, mas não porque está todo mundo usando que ela vai usar essa coisa.
Eu acho que são modos de pensar diferente...o que você acha?